Em final de junho, no evento "The Future of Food – Envisioning our Food Systems” trouxemos ao Sonae Maia Business Center representantes da Comissão Europeia, de empresas multinacionais incluindo operadores de retalho, investigadores e empreendedores para discutir temas como a importância da economia circular, nutrição, ciência alimentar e logística no futuro da alimentação. Foram dois dias em que mais de uma centena de participantes, de 54 organizações e de nove nacionalidades se dedicaram a discutir temas que são centrais para a Sonae e que, esperamos, representem o pontapé de saída para uma consciencialização do esforço de todos os intervenientes neste domínio.
A alimentação é um dos maiores desafios da sociedade atual para o qual concorre uma população cada vez mais numerosa, o empobrecimento dos solos, a subnutrição e a má nutrição das populações e o desperdício alimentar, entre muitas outras realidades.
Para responder a estes desafios, acreditamos no reforçar da colaboração ao longo de toda a fileira alimentar, incluindo operadores de dentro e de fora dos tradicionais sistemas alimentares. Da discussão com estes especialistas surgiu a convicção de que a tomada de decisões será cada vez mais baseada em conhecimento científico, revolucionando a forma como produzimos, adquirimos e consumimos os alimentos e tratamos e reaproveitamos os respetivos resíduos.
Estamos conscientes de que o olhar para o futuro se faz de forma abrangente, através da aposta no desenvolvimento de produto, no entender e antecipar as necessidades dos consumidores, na eficiência das operações logísticas e no foco em sustentabilidade, criando novos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação. Temos vários exemplos disso mesmo, no desenvolvimento de novas embalagens inteligentes, na adoção de novas fontes de proteína, no desenvolvimento de produto utilizando ingredientes mais saudáveis, na utilização de tecnologias da informação para uma maior conveniência e democratização da nutrição saudável, na diminuição e reaproveitamento dos desperdícios alimentares e até na conceção de novos modelos de logística, mais eficientes e sustentáveis.
Na Sonae estamos seguros de que este tipo de iniciativas impacta positivamente o nosso ecossistema de inovação através do reforço da colaboração em rede. Estamos, também, cada vez mais focados no bem-estar e na sustentabilidade e estamos conscientes dos benefícios de estilos de vida saudáveis. O "The Future of Food – Envisioning our Food Systems” foi, certamente, o primeiro passo para a abertura de novos horizontes e para a criação de projetos e ações conjuntas que visam responder aos grandes desafios do sistema alimentar.
Nuno Lopes Gama,
Head of Innovation and Future Tech da Sonae