No 2.° trimestre assistimos na Sonae a importantes avanços na concretização da estratégia definida para os diferentes negócios. Continuámos a crescer no retalho e nas telecomunicações, concretizámos o objetivo de aquisição de uma participação na Salsa, assim como de alvos específicos na área de tecnologia, e progredimos na estratégia de reciclagem de capital e reforço de investimento em novos centros comerciais.
Em termos operacionais, os resultados são globalmente positivos, embora traduzindo realidades distintas nos diferentes negócios. A NOS e a Sonae Sierra tiveram mais um bom trimestre bem como a Sonae MC, que assegurou o reforço da liderança no mercado, ao mesmo tempo que consolidou o seu posicionamento de operador com os preços mais baixos sem abdicar de níveis de rentabilidade de referência.
Também a Worten aumentou rentabilidade e manteve um bom nível de vendas apesar de o trimestre ser prejudicado na comparação com o ano anterior pelo efeito da Páscoa.
Apesar do elevado investimento verificado no semestre, a dívida continuou a descer em termos homólogos, pelo que mantemos um adequado nível de solidez financeira que, a par da qualidade crescente das nossas equipas, nos permite encarar com otimismo os desafios que a nossa ambição estratégica nos coloca.
Ângelo Paupério,
Co-CEO da Sonae