O primeiro trimestre de 2016 na Sonae ficou marcado pelo crescimento dos níveis de atividade dos negócios de maior dimensão (Retalho - 6% e Telecomunicações - 8%), acompanhado por significativos acréscimos de produtividade das vendas em universos comparáveis.
Mesmo descontado o efeito favorável de antecipação da Páscoa e do ano bissexto, os resultados obtidos são muito positivos tendo em consideração o abrandamento do crescimento económico na Península Ibérica e a elevada agressividade concorrencial que se verifica nestes setores.
Igualmente relevante foi a concretização de operações de venda de ativos imobiliários em montante aproximado de 400 milhões de euros, em cumprimento da estratégia de reciclagem de capital da Sonae Sierra e da Sonae RP para reforço do esforço de desenvolvimento de novos projetos.
Fica também patente o aumento da exposição internacional pelo crescimento de 18% nas vendas fora de Portugal e pelo peso crescente dos capitais investidos em mercados externos, que representam atualmente cerca de 20% do total.
Apesar do forte aumento do investimento, a dívida consolidada baixou quase 170 milhões de euros em relação ao trimestre homólogo, período em que aumentamos o número dos nossos colaboradores em mais de 1.800.
Ângelo Paupério
Co-CEO da Sonae