Após um primeiro semestre marcado por medidas de confinamento, o terceiro trimestre já foi um período com sinais encorajadores. Na Ibéria, a rapidez do programa de vacinação tornou a região num caso de estudo e marcou uma nítida recuperação da situação macroeconómica.
Neste contexto, o portefólio de negócios da Sonae continuou a apresentar resultados muito positivos. A Sonae MC reforçou mais uma vez a sua posição de liderança e está bem posicionada para continuar a liderar o mercado, potenciando o seu conhecimento único do cliente, a sua marca de confiança e os múltiplos pontos de contacto com o consumidor (físicos e digitais). A Worten continua a liderar o mercado de e-commerce em Portugal alavancando uma abordagem omnicanal verdadeiramente distintiva. Na Sonae Sierra, o desempenho dos nossos centros comerciais melhorou significativamente à medida que as restrições à atividade foram sendo atenuadas, em alguns casos atingindo já níveis de desempenho superiores a 2019, e o negócio de serviços deu sinais importantes de retorno a uma atividade mais normalizada. As lojas da Sonae Fashion e da ISRG estão também a regressar aos níveis pré-pandemia, mas com um desempenho online mais forte, que continua a atingir níveis recorde. A Sonae FS prosseguiu com a implementação do seu novo modelo de negócio e a atividade de M&A da Sonae IM continuou a gerar valor para o grupo. Por último, a NOS atingiu, no segmento de Telecomunicações, o maior crescimento líquido de assinantes dos últimos cinco anos, enquanto o segmento de Media e Entretenimento deu sinais encorajadores de recuperação. Gostaria de deixar uma palavra especial para a conclusão do processo do leilão 5G, com a NOS a garantir a maior quota de espetro entre os concorrentes, um marco importante para a empresa assegurar a liderança na revolução 5G.
Globalmente, em termos proporcionais, a Sonae aumentou o seu volume de negócios em 5% nos 9M21, ultrapassando os €5,5 mil milhões, melhorou o seu EBITDA subjacente em 8% e cresceu o EBITDA em 23%, devido aos melhores resultados operacionais, mas também às mais valias significativas da nossa atividade de investimento. Neste capítulo, e durante o terceiro trimestre, a Sonae MC vendeu a sua participação de 50% na Maxmat, a Sonae IM monetizou as suas participações na BizDirect e na CB4 e a Sonae estabeleceu uma parceria com a CVC através da venda de uma participação minoritária na Sonae MC.
Esta transação foi um marco importante, pois demonstra a qualidade e o potencial de criação de valor da empresa, e permitiu melhorar significativamente a nossa solidez financeira. Ainda no trimestre, a Sonae adquiriu o controlo da Gosh!, uma empresa de referência do Reino Unido na indústria de alimentação natural de base vegetal, o que permite à Sonae investir num setor de elevado potencial, expandir a sua presença internacional e contribuir para um futuro mais sustentável. A geração de cash flow total da Sonae no período conduziu a uma forte redução da dívida líquida e a um LTV historicamente baixo de 8%.
Com base neste desempenho, encaramos o futuro com uma enorme confiança. Temos novos desafios pela frente, mas também oportunidades que nos energizam. Hoje, os nossos negócios estão mais bem preparados, o grupo está mais bem preparado. O nível de energia e motivação que vejo nas nossas equipas é verdadeiramente excecional, o compromisso com nossos clientes é inegociável e a aceleração da inovação e da execução estratégica está presente em todos os níveis da organização. E, como sempre, o compromisso com as nossas pessoas, as nossas comunidades e o nosso planeta é uma prioridade. Ao escrever esta carta, reflito sobre os últimos 18 meses e constato o quão orgulhosa estou do que alcançámos e da maneira como o fizemos.