Saltar para o conteúdo
Novidades
Em discurso direto
Cláudia Azevedo

Mensagem de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, sobre resultados 9M21

Cláudia Azevedo
11 Novembro 2021
Após um primeiro semestre marcado por medidas de confinamento, o terceiro trimestre já foi um período com sinais encorajadores. Na Ibéria, a rapidez do programa de vacinação tornou a região num caso de estudo e marcou uma nítida recuperação da situação macroeconómica. 

Neste contexto, o portefólio de negócios da Sonae continuou a apresentar resultados muito positivos. A Sonae MC reforçou mais uma vez a sua posição de liderança e está bem posicionada para continuar a liderar o mercado, potenciando o seu conhecimento único do cliente, a sua marca de confiança e os múltiplos pontos de contacto com o consumidor (físicos e digitais). A Worten continua a liderar o mercado de e-commerce em Portugal alavancando uma abordagem omnicanal verdadeiramente distintiva. Na Sonae Sierra, o desempenho dos nossos centros comerciais melhorou significativamente à medida que as restrições à atividade foram sendo atenuadas, em alguns casos atingindo já níveis de desempenho superiores a 2019, e o negócio de serviços deu sinais importantes de retorno a uma atividade mais normalizada. As lojas da Sonae Fashion e da ISRG estão também a regressar aos níveis pré-pandemia, mas com um desempenho online mais forte, que continua a atingir níveis recorde. A Sonae FS prosseguiu com a implementação do seu novo modelo de negócio e a atividade de M&A da Sonae IM continuou a gerar valor para o grupo. Por último, a NOS atingiu, no segmento de Telecomunicações, o maior crescimento líquido de assinantes dos últimos cinco anos, enquanto o segmento de Media e Entretenimento deu sinais encorajadores de recuperação. Gostaria de deixar uma palavra especial para a conclusão do processo do leilão 5G, com a NOS a garantir a maior quota de espetro entre os concorrentes, um marco importante para a empresa assegurar a liderança na revolução 5G.

Globalmente, em termos proporcionais, a Sonae aumentou o seu volume de negócios em 5% nos 9M21, ultrapassando os €5,5 mil milhões, melhorou o seu EBITDA subjacente em 8% e cresceu o EBITDA em 23%, devido aos melhores resultados operacionais, mas também às mais valias significativas da nossa atividade de investimento. Neste capítulo, e durante o terceiro trimestre, a Sonae MC vendeu a sua participação de 50% na Maxmat, a Sonae IM monetizou as suas participações na BizDirect e na CB4 e a Sonae estabeleceu uma parceria com a CVC através da venda de uma participação minoritária na Sonae MC.

Esta transação foi um marco importante, pois demonstra a qualidade e o potencial de criação de valor da empresa, e permitiu melhorar significativamente a nossa solidez financeira. Ainda no trimestre, a Sonae adquiriu o controlo da Gosh!, uma empresa de referência do Reino Unido na indústria de alimentação natural de base vegetal, o que permite à Sonae investir num setor de elevado potencial, expandir a sua presença internacional e contribuir para um futuro mais sustentável. A geração de cash flow total da Sonae no período conduziu a uma forte redução da dívida líquida e a um LTV historicamente baixo de 8%.

Com base neste desempenho, encaramos o futuro com uma enorme confiança. Temos novos desafios pela frente, mas também oportunidades que nos energizam. Hoje, os nossos negócios estão mais bem preparados, o grupo está mais bem preparado. O nível de energia e motivação que vejo nas nossas equipas é verdadeiramente excecional, o compromisso com nossos clientes é inegociável e a aceleração da inovação e da execução estratégica está presente em todos os níveis da organização. E, como sempre, o compromisso com as nossas pessoas, as nossas comunidades e o nosso planeta é uma prioridade. Ao escrever esta carta, reflito sobre os últimos 18 meses e constato o quão orgulhosa estou do que alcançámos e da maneira como o fizemos.