Não é segredo que a Inovação é um pilar absolutamente fundamental na Sonae. Gostamos de olhar para o que temos hoje com um espírito crítico, porque sabemos que podemos vir a fazer melhor amanhã. O "Livro de Inovação no Retalho 2015”, relatório pioneiro no setor empresarial a nível mundial, mostra uma seleção de 75 projetos desenvolvidos e implementados pelas marcas de retalho da Sonae, graficamente apoiada pelo conceito de explosão, procurando celebrar a curiosidade, criatividade, iniciativa e orientação para o cliente.
É também desta forma que mostramos o resultado prático do investimento da empresa em investigação, inovação e desenvolvimento, que aumentou de 22 milhões de euros em 2005 para 96 milhões de euros em 2014, traduzindo um crescimento médio anual de 14,5%. Esta evolução foi, naturalmente, acompanhada pelo reforço das suas equipas dedicadas às tarefas de inovação, as quais envolveram diretamente cerca de 4.400 colaboradores no último ano do período. Por outro lado, é importante realçar que o nosso ecossistema colaborativo já conta com mais de 150 parceiros para a inovação em todo o mundo, envolvendo instituições de 25 países, em quatro continentes.
A estratégia da Inovação para o futuro é clara e passa pela geração e implementação de novas ideias, pois sabemos que só assim podemos continuar no caminho de sermos ainda mais fortes e rápidos na resposta às necessidades e preferências dos nossos clientes. Sabemos que só assim vamos chegar ainda mais alto no desempenho das nossas atividades.
Por fim, gostava de deixar um convite para o leitor ou leitora: clicar aqui para
visualizar o "Livro de Inovação no Retalho
2015”, tendo a esperança de que lhe dê tanto prazer a ler como a nós nos deu a
elaborar.
Nuno
Lopes Gama
Head
of Innovation & Future Tech