Hoje já ninguém tem dúvidas sobre o valor que a diversidade traz às equipas: mais criatividade, inovação, compromisso e melhores desempenhos. Mas, muito mais do que isso e do que uma tendência ou metas e obrigações corporativas, quando falamos em Diversidade, Equidade e Inclusão estamos, acima de tudo, a falar sobre fazer o que está certo para as nossas pessoas e para as comunidades nas quais nos inserimos. Mas estarão as empresas, e a sociedade em geral, a ser capazes de se tornar mais diversas, equitativas e inclusivas? Nem por isso… se nos focarmos na dimensão do género, continuamos a assistir a uma sub-representação das mulheres em cargos de gestão e a sua remuneração ainda é inferior à dos homens, mesmo quando desempenham funções idênticas.
O "Global Gender Gap Report 2021”, do World Economic Forum, revela que, se nada for feito, vamos levar mais de 130 anos a colmatar as disparidades entre homens e mulheres, ao nível mundial. São já amplamente conhecidos os impactos negativos da pandemia neste caminho para a igualdade de género. Num período pautado por incertezas, foram as mulheres as mais afetadas pelo impacto da pandemia. É algo que não podemos ignorar. Se as desigualdades de género já eram um tema social e corporativo grave, a pandemia veio acentuá-lo.
Na Sonae, este não é um tema novo. No entanto, queremos sempre melhorar e sabemos que temos um caminho a percorrer para sermos uma organização verdadeiramente inclusiva e equitativa do ponto de vista de género. Por essa razão, sabendo que a diversidade de género é um fator crítico para o sucesso das organizações, estamos a trabalhar no sentido de alcançar uma representação equilibrada de género na Sonae, especialmente em funções de liderança. E o ponteiro já começou a mexer: em 2019, tínhamos 34% de mulheres em cargos de liderança e, no final de 2020, estávamos já nos 36%. O nosso objetivo é chegarmos aos 39% até 2023. E este caminho já nos trouxe um reconhecimento a nível internacional, com a integração no Bloomberg Gender-Equality Index 2022, onde constam apenas as 418 empresas cotadas de todo o mundo que apresentam as melhores políticas e práticas em prol da igualdade de género.
Por fim, importa salientar que este não é um tema apenas de lideranças, é um indicador que estamos a acompanhar ao longo das várias etapas do ciclo de vida dos(as) nossos(as) colaboradores(as). A Sonae está comprometida com a Igualdade de Género e, através de ações específicas, das quais a parceria com o Programa Promova é exemplo, estamos focados em promover a discussão, quebrar barreiras e tornar conscientes os preconceitos que nos levam a perpetuar, de forma não intencional, as desigualdades ainda existentes nesta matéria. Queremos garantir que contribuímos para a construção de uma organização e uma sociedade mais diversas, equitativas e inclusivas.
clique aqui
clique neste botão
clique aqui
clique neste botão
clique aqui
clique neste botão
clique aqui
clique neste botão